quarta-feira, 6 de março de 2013

FORMAÇÃO, CRITICIDADE E ESCRITA

Caros e Caras Docentes,

Em conformidade com o PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE em curso em nossa escola, assim  como tão bem nos ensinou o mestre PAULO FREIRE em "Por isso é que  na  formação  permanente dos professores, o momentofundamental é o da reflexão crítica sobre a prática" (FREIRE, 2001 p.43), apresentamos as BASES LEGAIS, expressas nos PCNs para o ENSINO MÉDIO como parte de nosso estudo coletivo. Recomendamos a leitura atenta do documento apresentado e, por fim solicitamos que façam comentários acerca das reflexões presentes no slide 6.





Bom trabalho!
Coordenação Pedagógica/CNM

16 comentários:

  1. Atualmente o ensino deve estar voltado para a realidade dos nossos alunos mas, muitas vezes, nós professores não fazemos esse elo entre o currículo e o cotidiano.
    O que ensinar? Devemos procurar fazer uma ligação entre as disciplinas a fim de que os alunos percebam a importância de cada uma das disciplinas do seu currículo e perceba a sua presença no seu dia a dia.
    Muitas vezes, ensinamos o que está nos livros porque é mais prático e deixamos de lado temas que é de fundamental importância para os nossos alunos. Quando fazemos isso estamos desmotivando nossos alunos e dificultando o aprendizado dos mesmos.
    Dessa forma, devemos incentivar os alunos a buscar o próprio conhecimento, ou seja, formar cidadãos críticos melhorando assim o processo ensino- aprendizagem.
    Professora: Luana

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  2. 1 - Esta não deveria ser a pergunta pois, o que ensinar está definido nos PCN's. Como ensinar é que é a questão haja vista que temos necessidade de aproximar conteúdos complexos da realidade de alunos que muitas vezes não tem perspectiva ou interesse em tais assuntos.

    2 - Os alunos devem saber de tudo um pouco pois a necessidade de especificar um objetivo específico é posterior a esta fase de ensino ( nível médio). Por isso é necessário este conjunto de competências e habilidades mínimas em cada disciplina.
    3 - Seria impossível em níveis tão baixos de conhecimentos adquiridos conseguir passar para o aluno tudo o que deveríamos, pois sempre há pré-requisitos básicos sem os quais não se pode ir em frente.
    4 - Deveria ser mas, o desenvolvimento intelectual não é igual para todos, sobretudo pelo interesse diferenciado de cada um. Por isso é de se esperar que pelos menos a maioria consiga êxito.
    5 - Sobretudo a avaliação de assimilação de conteúdos que pode servir para mudanças de estratégias e revisão de conteúdos para melhor compreensão.

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  3. Devemos orientar os educandos de forma a conscientizar-se para uma boa exerção de sua cidadania no amplo geral.
    Compreender os valores socioculturais ( respeito, etica e moral) e colocar em pratica os mesmos, ensinando no contexto interdiciplinar a importância de seus conhecimentos.

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  4. Devemos primeiramente descobrir no aluno suas habilidades, e carências, para assim desenvolver o que devemos ou não ensinar. Os alunos considerados mais necessitados de atenção devem ser envolvidos em atividades para desenvolver suas habilidades, buscando assim cobrir suas carências. O papel do professor é, interligar suas dificuldades com suas habilidades, para assim o aluno desenvolver-se por completo. Alguns objetivos devem ser específicos para determinados alunos e o professor deve tentar agrupa-los visando melhorias de aprendizado.
    O professor não pode esquecer que está formando cidadão e devi buscar consimilar seus conteúdos com o dia-a-dia mostrando em determinadas disciplinas exemplos práticos.
    Francisco Irliano Araújo

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  5. Procurar ensinar o que é essencial para vida pessoal e profissional dos nossos alunos,num processo de investigação e compreensão,levando em conta suas habilidades e competências. profº Luis Carlos

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  6. A sociedade brasileira é marcada por uma historia de exploração, corrupção política e por um modelo de educação ideológico. Neste contexto, é necessário um modelo de ensino libertador que seja capaz de proporcionar aos jovens brasileiros, não apenas uma educação de qualidade, mas uma educação política para o exercício consciente do voto, como forma de possibilitar a moralização da sociedade como um todo. O ensino da Metemática, das linguagens, das Ciências naturais, metodologias eficientes e inovadororas, tudo isso é muito importante, todavia jamais teremos alunos efetivamente competentes sem um ensino que priorize a liberdade para a construção de um mundo melhor, de uma sociedade mais justa.

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    1. É óbvio que isso não acontece de um dia para outro , seria necessário que nós professores tivéssemos outra visão em relação a história política do Brasil e repassar nossas experiências de maneira paralela ao o que está escrito nos livros didáticos.

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  7. Nos dias atuais, nós professores devemos estar em constante formação, atualizando nossas metodologias para podermos trabalhar as propostas curriculares não só diretamente ligado a uma única disciplina ou uma simples formaçao acadêmica e sim tratando os com mais amplitude no meio social( formando para a cidadãnia), produtivo( fazer com que o aluno seja empreendedor, pondo em prática seus conhecimentos adquiridos na escola na vida profissional) e experiência subjetiva , utilizando todas as suas competências e habilidades para dar continuidade a aprendizagem continua .
    PROF . VAGNER MATOS

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  8. O Professor deve ensinar para os alunos conhecimentos não simplesmente conteudistas , mas conhecimentos de Formação Cidadã, onde eles pensem, reflitam, tenham atitudes e assim adquiram informações para o desenvolvimento de suas habilidades e competências.

    Professora Eliene Araujo

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  9. O Professor deve ensinar para os alunos conhecimentos não simplesmente conteudistas , mas conhecimentos de Formação Cidadã, onde eles pensem, reflitam, tenham atitudes e assim adquiram informações para o desenvolvimento de suas habilidades e competências.

    Professora Eliene Araujo

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  10. Ensinar e aprender Física são duas atividades nada fáceis de realizar, por muitas vezes a disciplina é tida pelos alunos como algo incompreensível, que foge às suas realidades. Talvez seja esse o grande impasse para o entendimento dos conteúdos. Mas ao contrário desse pensamento fútil, a Física, como as outras disciplinas das ciências da natureza, está muito mais presente em suas vidas do que eles imaginam. Cabe então ao professor seguir uma das orientações da Lei de diretrizes e Bases que preconiza fazer com que os conteúdos programáticos atendam as especificidades regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e do próprio aluno. Isso acarretará em uma motivação tanto em quem ensina como em quem aprende, garantindo um aprendizado eficaz e efetivo como sugere Claudino Piletti em uma de suas publicações.
    Francigleison Pontes

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  11. Bom dia!

    Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio – Bases Legais, orienta o professor na sua atividade diária em sala aula e tornar-se um conhecedor de suas ações, busca estratégias para superar suas dificuldades e busca novos conhecimentos que . O professor que compreende essas facetas que permeiam a estrutura do ensino está habilitado assumir os desafios do ensino-aprendizagem.

    Um abraço!
    Maria Geana Vasconcelos

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  12. Nos dias atuais é necessário que os estudantes estejam empenhados em aprender não somente as exigências curriculares mas,as necessidades que o mundo globalizado precisa para o mercado de trabalho. Nem sempre a curiosidade do aluno está voltada para o que a escola deseja ensinar, por isso faz-se necessário que haja adaptações no processo ensino aprendizagem e que a educação possa atingir melhores resultados não apenas em números mas, em conhecimentos adquiridos.
    Profª: Jannie Cristina

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  13. O papel da escola é de grande importância no que diz respeito ao desenvolvimento de uma sociedade justa. Sendo assim, nós professores, temos a incumbência de proporcionar aos discentes fórmulas que desenvolvam suas capacidades de observação e criticidade. É sabido por todos que, o futuro de uma nação, depende não somente de seus governantes mas sim, de um povo consciente capaz, não somente de identificar problemas mas, acima de tudo, encontrar soluções.

    Elivando Nélio Silveira
    Professor de Biologia

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  14. Nossa prática docente no afã das especificidades tecnicistas provenientes daqueles que priorizam a visão fragamentada do conhecimento acaba por desconsiderar uma visão da totalidade das coisas, incorrendo numa contradição metodológica, que se expressa no discurso da superioridade deste ou daquele saber. Não há saber mais ou menos importantes, antes, eles se completam.As bases curiculares para o ensino médio consideram isso, e sinalizam para um trato mais compacto e dinâmico dos temas curriculares. Dadas essas condições subjetivas, potencializa a "seleção de conteúdos", dando-lhe uma visão estratégica e não meramente pontual.

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