quinta-feira, 4 de abril de 2013

Ainda sobre avaliação... 
Avaliar é olhar para o que se faz, observando se a ação realizada é significativa no contexto que se atua. Segundo (Hoffman 2000, p. 72) [...] a ação avaliativa deve partir do fazer do aluno, essa ação intenciona principalmente, a compreensão dos fenômenos e dos objetos. Cabe observar se o professor está atento à provocação necessária ao processo de compreender. Mais especificamente, uma ação avaliativa mediadora envolveria um complexo de processos educativos (que se desenvolveriam a partir da análise das hipóteses formuladas pelo educando, de suas ações e manifestações) visando essencialmente o entendimento. Tais processos mediadores objetivariam encorajar e orientar os alunos à produção de um saber qualitativamente superior, pelo aprofundamento às questões propostas pela oportunidade de novas vivências, leituras ou quaisquer procedimentos enriquecedores ao tema em estudo. 


 Mãos à obra!!!!

Coordenação Pedagógica/CNM

3 comentários:

  1. Para que haja de fato uma avaliação satisfatória devemos fazer com que, antes, o aluno seja capaz de compreender que todo o processo avaliativo não se resume em números e, sim, na evolução pessoal de cada um deles. Conscientizá-los de que ambos - professores e alunos- são peças fundamentais nesse processo e que os “métodos avaliativos” utilizados devem ser encarados como os degraus que os levarão a esta evolução e não, como simples pedras nas quais eles apenas perderão tempo tirando-as do caminho!!!

    Elivando Silveira

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  2. Avaliação que queremos está longe de acontecer, hoje temos metas a cumprir em relação a rendimento quantitativo , e mesmo fazendo nossa parte ainda tem alunos que não conseguem recuperar o que não conseguiu absorver durante o ano letivo em relação a conteúdos e são aprovados mesmo assim . O que estou querendo repassar é que avaliação não está só na capacidade cognitiva, mas também nas dimensões afetivas, sociais e culturais de cada aluno , respeitando suas diferenças . Tratar a avaliação é um processo pelo qual verificamos o defeito e focamos na resolução deles observando sempre o desenvolvimento do aluno. É com um mecânico, ao verificar o defeito de um veículos, ele não só detecta , mas também tenta consertá-lo

    Prof Vagner Mattos

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  3. O processo de AVALIAÇÃO deve antes de tudo ser um meio e não um fim em si mesmo.Quando utilizamos o processo de avaliação somente na sua dimensão quantitativa incorremos num erro metodológico muito comum, pois reduzimos este importante instrumento às velhas práticas educacionais de exclusão e sobrevalorização do cognitivo. A avaliação não deve ser limitada somnente aos educandos, mas a todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

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